top of page

FALTA DE AR E DOR NO PEITO: QUANDO SE PREOCUPAR?

O médico cardiologista tem um papel fundamental na prevenção e tratamento de sintomas como falta de ar, dor no peito e cansaço. Se você precisa de uma avaliação cardiológica, agende sua consulta.

Provavelmente em algum momento da sua vida, você já se sentiu ofegante ao praticar alguma atividade que exija esforço físico. Quando esse sintoma deixa de ser passageiro e passa a ser recorrente, é preciso ficar alerta e procurar um médico.

Doc Bento na Mídia-12.jpg

A frequência com que os cansaços aparecem é o que determina sua gravidade. Alguns pacientes chegam a ter falta de ar mesmo quando estão parados ou ao realizar atividades cotidianas como escovar os dentes e pentear o cabelo. Nesses casos é preciso investigar para poder tratar esse sintoma da forma correta.


Já a dor no peito, pode ter várias causas, mas nem todas causam preocupação. Nem sempre é um sinal de problema no coração. Algumas causas como condições emocionais e gases são um exemplo.
Entretanto, a dor no peito e a falta de ar, são sintomas que podem estar atrelados a importantes afecções cardíacas e por isso assustam ao aparecer. Esses sintomas, quando associados a fatores de risco para o coração, como situações parecidas na família, hipertensão arterial, dislipidemia e diabetes, merecem uma atenção ainda maior.


Além de se atentar aos fatores de risco, é necessário observar as características da dor e da falta de ar, como intensidade, duração e se aparece ao repouso, aos pequenos, médios ou grandes esforços. Algumas características que podem ser preocupantes, são: uma falta de ar prolongada e uma dor no peito em aperto de forte intensidade, que irradia ou não para os braços. E uma avaliação com o cardiologista é o ideal para afastar as causas cardíacas que levam a esses sintomas.

Site Doc Bento (4) (1).png

QUANDO PROCURAR UM MÉDICO CARDIOLOGISTA?

Dr. André Bento

Médico cardiologista, formado pela Universidade de São Paulo atuante na cardiologia há mais de 20 anos.

Trabalha pela em busca de uma vida mais saudável com a prevenção e tratamento de doenças do coração,  com uma abordagem abordagem multi e interdisciplinar, praticando uma medicina humanizada.

Atualmente é médico assistente no Hospital Sírio Libanês e preceptor no Ambulatório de referência em cardioendocrinologia.

Site Doc Bento (3)_edited.png
bottom of page